O Agente de Registro é o primeiro contato presencial que você, cliente, tem com o mundo do Certificado Digital. Saiba mais sobre essa profissão tão importante.

Qual a importância de um agente de registro nos locais de atendimento?
O agente de registro é quem realiza a autenticação da identidade de um indivíduo ou de uma organização. É ele quem faz a validação das solicitações ligadas à emissão e revogação de certificados digitais das Autoridades de Registro. Ou seja, é o profissional responsável por registrar e validar os seus possíveis meios de identificação digital, sejam eles de sua pessoa física ou jurídica.

As chamadas ARs – Autoridades de Registro – credenciadas pela ICP-Brasil estão espalhadas por todo o país. Nestes locais é realizado o processo de conferência da documentação, procedimento este que exige a sua presença. Imagine que o Certificado Digital é um documento da mesma importância que um RG ou uma CNH. Para tanto, os mesmos cuidados minuciosos devem ser tomados no momento da validação do seu certificado. Toda esta preocupação é a maneira mais eficaz e assertiva de zelar pela sua segurança além da segurança de seus dados e/ou dos dados da sua empresa. Esta única visita ao agente de registro é o momento em que você confirma a autenticidade dos seus documentos pessoais e de sua empresa, confirmando que está fazendo a escolha certa em otimizar o seu tempo e seus recursos adquirindo um Certificado Digital.

Compromisso e postura ética do profissional qualificado
Para ser um agente de registro é preciso ter postura ética e muito profissionalismo. Essas são as duas principais características inerentes a este profissional. A emissão de um Certificado Digital exige muita responsabilidade e é imprescindível que o agente faça um excelente atendimento, cumprindo todas as regras estabelecidas pela ICP-Brasil e acompanhado de sua indispensável presença para que, assim, possa emitir o seu Certificado Digital.

As Normativas da ICP-Brasil são o foco do treinamento que o Agente de Registro obtém no seu preparo corporativo. Além disso, é imprescindível que este profissional esteja sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças e atualizações nos conhecimentos técnicos, mas também nos aspectos legais. Desta forma, ele estará apto a eliminar quaisquer dúvidas que possam surgir durante todo o processo de validação.

Fonte: Certisign com informações de Caroline Fregonezi – Coordenadora de Operações na Certisign