Sete exemplos de como a tecnologia pode facilitar a vida do médico
Quando se fala em tecnologia na área médica, logo vem à mente das pessoas as modernas máquinas de cirurgias e diagnósticos. De fato, elas ajudaram a aumentar a expectativa de vida da população mundial nas últimas décadas. Porém, as soluções tecnológicas para profissionais de saúde não se restringem apenas ao tratamento de pacientes. Existem ferramentas que conseguem otimizar e automatizar a gestão de clínicas e consultórios, deixando o médico livre para fazer aquilo que mais sabe: cuidar das pessoas. Confira sete exemplos de como a tecnologia facilita a medicina em sua parte administrativa:
Informação unificada – com softwares de gestão, é possível reunir em uma única plataforma todas as informações úteis para a clínica, como o histórico de paciente, exames realizados, movimentação financeira, entre outros pontos. A medida agiliza o atendimento e melhora a prestação do serviço.
Prontuário Eletrônico – este recurso simplificou a gestão da saúde. Agora, os profissionais da área não perdem tempo no preenchimento de receitas, exames de pacientes, recibos e quaisquer documentos inerentes ao funcionamento do consultório. Resumindo: grande parte dos processos burocráticos pode ser automatizado.
Gerenciamento de e-mail e agenda – a integração da agenda com a caixa de e-mail do médico possibilita estreitar o relacionamento com os pacientes. O recurso permite enviar desde mensagens de confirmação de consulta até mesmo um e-mail marketing para ocasiões especiais, como aniversário.
Preenchimento de convênios – preencher os documentos das operadoras de planos de saúde era um dos pontos mais complexos da gestão de clínicas. Qualquer informação errada pode fazer com que o convênio não repasse o valor da consulta ao médico. Agora, existem softwares que automatizam esse processo, desburocratizando e reduzindo a chance de erro.
Presença digital – montar um site e expor na web os seus serviços não é exclusivo apenas de empresas do setor de comércio. Atualmente, os médicos podem – e devem – ter uma página de seu consultório na Internet para atraírem novos pacientes e, até mesmo, disponibilizar um agendamento online.
Acesso na palma da mão – antes, em caso de emergência, o médico precisa se deslocar até seu consultório para conferir o histórico de um paciente. Hoje a situação mudou: é possível acessar todos os dados de um simples aplicativo no smartphone.
Visibilidade em portais de busca – a tecnologia amplia o alcance do médico por conta das plataformas de busca. Páginas como o Google se tornaram a porta de entrada dos pacientes mais jovens na hora de pesquisar consultórios. Investir em Adwords e SEO faz com que o profissional apareça nas primeiras posições desse ranking e, assim, conquiste a atenção dos usuários.